RÁDIO ALGARVE

By André BADALO

ORIGINAL FEATURES - as PROD

Comedy - Pre-Production 2013

“Rádio Algarve” é uma comédia romântica, excêntrica e apaixonante. Num Algarve extravagante, entre aldeias piscatórias e sapais, praias e hotéis de luxo, cruzam-se seis histórias hilariantes de gente mirabolante.

    • Year of production
    • 2013
    • Genres
    • Comedy, Romance
    • Countries
    • PORTUGAL, BRAZIL
    • Languages
    • PORTUGUESE, FRENCH
    • Budget
    • 0.3 - 0.6 M$
    • Duration
    • 90 mn
    • Director(s)
    • André BADALO
    • Writer(s)
    • André BADALO
    • Producer(s)
    • André BADALO (Original Features), Marcos BADALO (Original Features)
    • Synopsis
    • “Rádio Algarve” é uma comédia romântica, excêntrica e apaixonante. Num Algarve extravagante, entre aldeias piscatórias e sapais, praias e hotéis de luxo, cruzam-se seis histórias mirabolantes:
      Roxana, uma tímida locutora da Rádio Algarve, complexada por estar numa cadeira de rodas, recebe diariamente no programa “em directo” chamadas de um apaixonado anónimo, gago. Com o pseudónimo de “Cyrano de Bergerac”, trata-a por “minha sereia”, dedica-lhe músicas românticas e poemas de amor, fascinando Roxana e os seus ouvintes como se de uma rádio-novela se tratasse. Surgem apostas e palpites sobre a identidade de “Cyrano”, que na verdade se chama António e é pescador. Um dia surge o convite que deixa Roxana em pânico: “vamo-nos conhecer pessoalmente?”
      João e Maria, peixeiros, estão casados há mais de 60 anos e já não se suportam. Um dia recebem um telefonema da Rádio Algarve, do famoso concurso “Jogo da Mala – Qual é exatamente o valor do prémio nesta mala?” Gritos e insultos acabam em risadas de vitória: um dia romântico e luxuoso, mas… acompanhados por uma insuportável repórter “da imprensa rosa”, ex-miss Portugal, que planeou uma reportagem Chique, custe o que custar. Passeio em charrete puxada por cavalos, vales de compras em lojas de roupa Chique, jantar em restaurante Chiquíssimo, suite de hotel Chiquérrimo… para João e Maria, o luxo e etiqueta, descambam num carnaval de trapalhadas, gargalhadas que reacendem a paixão.
      Inês e Tiago conhecem-se numa festa na praia e acabam a noite num quarto de hotel. Pela manhã, a jovem guia turística descobre que o homem que está na cama, afinal não é “um repórter”, mas sim o tão esperado e odiado engenheiro de uma multinacional alemã que irá instalar fábricas poluentes em plena reserva da Ria Formosa. Determinada, Inês tenta demover Tiago da sua missão “anti-ecológica” e leva-o numa viagem de barco/jipe e para-pente pelo deslumbrante património natural da Ria Formosa. Não é só pela paisagem que Tiago se apaixona, e em vez de enviar o “report fotográfico” para a empresa alemã, fá-lo chegar à National Geographic. Conseguirá Inês impedir a destruição da Ria Formosa?
      Romeu e Julieta são dois adolescentes surdos-mudos e secretamente apaixonados... De famílias rivais e herdeiros das duas únicas lojas de produtos de pesca da mesma aldeia, são proibidos pelos progenitores de viver o romance. O ano lectivo termina e Romeu é surpreendido com a noticia da partida de Julieta para Inglaterra, onde irá continuar os estudos. Desesperado, foge de casa com a bicicleta e tenta chegar ao aeroporto a tempo... Mas Julieta já entrou no avião. Então, Romeu filma-se com o telemóvel de uma hospedeira e declara em linguagem gestual o seu amor, que é transmitido nos ecrãs do avião antes de partir... Conseguirá Romeu o primeiro beijo de Julieta?
      Com a crise económica e as dividas acumuladas, Bruno vai ter de entregar ao banco o Restaurante “Pérola da Ria Formosa” que herdou do avô. Desesperado, tem uma ideia brilhante quando ouve a namorada Soraia ler uma noticia no jornal: “Crítico Gastronómico vem ao Algarve atribuir Estrela Michelin a restaurante de excelência”. Com a ajuda da namorada, da avó fadista, dos comerciantes locais e da banda filarmónica, Bruno, põe à prova a sua “arte do vigário”: Trocam as placas sinalizadoras ao longo das estradas e encaminham o Critico, não para o restaurante pomposo, mas para a “Pérola da Ria Formosa”. Num ambiente folclórico, é servido um “banquete tradicional algarvio”…mas eis que surgem os donos do restaurante pomposo, os executores bancários e a polícia!... Conseguirá Bruno salvar a “Pérola da Ria Formosa”?
      Carlota e Marlene, duas irmãs cabeleireiras, são desalojadas pela avó ao descobrir que ambas foram “abandonadas” pelo mesmo amante secreto – um famoso jogador de futebol. Desesperadas, partem da aldeia para um hotel de luxo onde se fazem passar por duquesas: uma espanhola e outra francesa, tentando engatar um viúvo milionário (inglês) que comprou um campo de golfe. Numa disputa incansável, dos campos de golfe às piscinas e cocktails, dos veleiros às suites de hotel, tudo vale: técnicas de sedução desenfreada, vestidos destruídos, laxantes nas bebidas e drogas afrodisíacas... Conseguirão estas duas aprendizes de trapaceiras engatar o milionário e vencer a grande mestra, sua avó?
      Num Algarve mirabolante, todos ouvem a Rádio Algarve.
Distribution Country
Release date
Distributor
Rights
Local title
Company Country Roles